O que é estratégia de continuidade?
- bragaluis855
 - 22 de out.
 - 1 min de leitura
 
Entende-se por estratégia de continuidade, os esforços orientados para manter a operacionalidade dos processos críticos de uma organização em casos de paralização e em resposta às vulnerabilidades identificadas na análise de riscos. Para tanto, essa estratégia deve ser revista e testada regularmente de modo que garanta sua aplicabilidade para a empresa.
Nesse sentido, deve haver ainda uma revisão periódica da análise de riscos, bem como dos impactos nos processos críticos, exigindo a formação de uma equipe especializada em GCN (gestão de continuidade de negócios), bem como um acordo com a alta administração para o fornecimento de recursos visando um retorno rápido à normalidade operacional.
De todo modo, entre as provisões necessárias e fatores a serem considerados para a formulação da estratégia, destacam-se: a definição do período aceitável de interrupção dos processos, considerando o atendimento às expectativas dos stakeholders; os custos necessários para a implementação das estratégias de continuidade; a segurança da informação; as pessoas envolvidas e os recursos tecnológicos disponíveis.
Portanto, a estratégia de continuidade envolve a antecipação de situações criticas visando a preparação de ações voltadas para minimizar o tempo de paralização dos processos essenciais para o negócio, para a imagem e a marca da companhia.




Comentários