top of page

A esquerda está totalmente errada sobre a operação nas comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro?

  • bragaluis855
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura

A segurança pública é um dever do Estado, mas também uma responsabilidade de todos. Contudo, como a população vai cobrar se ela não entende o mínimo sobre o assunto? Eu apoio a polícia, também parabenizei as operações policiais na Zona Norte do Rio de Janeiro que resultaram na apreensão de muitas de armas de fogo, bem como na prisão e na morte de centenas de criminosos faccionados. Entretanto, essas políticas reativas vão continuar sendo palanque eleitoral enquanto o povo não compreender o que realmente funciona contra o crime organizado.


Nesse cenário, é comum que pareceres de esquerda focados exclusivamente no campo social revoltem o cidadão sedento por soluções imediatistas. Porém, será que os argumentos de esquerda estão totalmente errados? É possível analisar uma questão tão complexa como a segurança pública de uma forma que não seja dialética? De antemão respondo: não!


Isso ocorre pois exceto alguns traficantes que estão na favela para obterem segurança para suas ilicitudes, a maioria das pessoas NÃO moram na comunidade por vontade, mas sim pela pobreza, e em qualquer outro lugar do mundo elas não teriam as mesmas oportunidades de lucro rápido através do crime como elas têm ali.


Assim, embora o crime não seja uma questão apenas social, uma pessoa predisposta tem mais chances de delinquir em um ambiente de comunidade. Dessa forma, sim! Parte dos problemas de segurança pública se resolvem por meio de políticas penitenciárias e econômicas voltadas ao campo psicossocial, seja através do fornecimento de serviços sociais básicos ou patrulhamento policial de locais vulneráveis a fim de evitar o domínio territorial. Além disso, o ataque preciso à cúpula das facções por meio de ações de Inteligência Policial e Investigação criminal visando o desabastecimento financeiro e prisão de agentes públicos cooptados através da corrupção é fundamental.


No entanto, é inocência acreditar que as operações policiais nas favelas acabarão da noite para o dia se fizermos isso, tendo em vista que, como já foi mencionado, alguns traficantes utilizam esses espaços justamente para obterem proteção contra mandados de prisão, por exemplo. Logo, é necessário que o Estado continue investindo e dando o suporte que a polícia militar precisa.


Em resumo, não há como julgar um tema tão complexo de mente fechada, e é fundamental enxergar por todos os panoramas e vieses ideológicos objetivando se chegar a um consenso, sobretudo que resulte em políticas públicas de segurança baseadas em dados e não nos indicadores de popularidade dos políticos.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page