top of page

Por que a criminologia crítica é tão criticada?

  • bragaluis855
  • há 3 dias
  • 1 min de leitura

A criminologia radical ou crítica se trata de uma abordagem criminológica frágil que define o crime como uma mera revolta contra o sistema capitalista. Ou seja, de acordo com a teoria Marxista, os delitos são frutos da desigualdade de classes. Nesse sentido, esse conceito já foi e ainda é muito criticado até hoje devido ao fato de que vários crimes não ocorrem por fatores econômicos.


Como exemplo de delitos que essa teoria não explica, estão os sexuais, bem como alguns assassinatos em série. Assim, entre as personalidades mais expressivas para o desenvolvimento da criminologia crítica, temos Paul Walton, Jack Young e Ian Taylor. No entanto, muito desses autores já foram acusados de falsear teorias criminológicas anteriores dando a todas elas, apenas uma perspectiva Marxista.


Em resumo, embora muitos não saibam, a criminologia radical também foi repreendida por não realizar a defesa dos direitos humanos. Além disso, essa abordagem criminológica tende a reduzir problemas sociais, biológicos e comportamentais complexos a simples causas econômicas ou sociológicas.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page