Muito além do monitoramento estratégico, quais são os principais processos de Inteligência Competitiva?
- bragaluis855
- há 3 dias
- 2 min de leitura
O monitoramento ambiental se destaca no processo de Inteligência Competitiva considerando seu papel fundamental no que tange o acompanhamento constante a respeito das questões estratégicas definidas pelo decisor. Isso ocorre tendo em conta que a maioria das empresas são experientes nas atividades de gerenciamento de riscos operacionais e financeiros, mas não no acompanhamento de riscos estratégicos associados com fatores de competitividade.
Contudo, é necessário ter em mente que as questões estratégicas priorizadas pelos decisores têm origem em outro processo permanente do macroprocesso de IC (inteligência competitiva): o mapeamento das necessidades informacionais. Assim, como o próprio nome já diz, se trata da atividade ininterrupta de atribuição de prioridades às demandas de Inteligência organizacionais que se formalizam por meio do acrônimo KIT (Key Intelligence Topics).
Outro procedimento essencial, é o monitoramento das redes sociais, não necessariamente online, mas humanas, tendo em vista que essas são as fontes mais importantes para um sistema de IC, levando em consideração que elas dão acesso a dados exclusivos que representam vantagem competitiva de fato pois não estão disponíveis aos concorrentes. São constituídas por redes de colaboradores entre funcionários, clientes e fornecedores, bem como de especialistas internos e externos e estão intimamente ligadas à gestão do conhecimento.
Portanto, embora a produção de Inteligência e Contrainteligência seja a base de sustentação dos sistemas de Inteligência competitiva, esse processo se constitui através de uma série de outros subprocessos além dos mencionados, como a mensuração constante dos resultados fornecidos pela IC, carecendo de assessoria especializada para sua implementação considerando a intima ligação com métodos oriundos de áreas como tecnologia da informação, ciência da informação e administração de negócios.




Comentários