Por que Inteligência é um tipo especial de conhecimento?
- bragaluis855
 - há 6 horas
 - 1 min de leitura
 
Dado, Informação, conhecimento e Inteligência são representados por meio da estrutura DIKW (data-information-knowledge-wisdom) ou Pirâmide do Conhecimento, elaborada por Russell Lincoln Ackoff em 1989 visando permitir a compreensão do papel das informações na estrutura organizacional ou mesmo identificar o nível informacional que se está atuando através de uma hierarquia informacional.
Na base da Pirâmide DIKW estão os dados ou os registros brutos que são no geral volumosos e sem qualquer interpretação. No segundo nível entretanto, estão as informações produzidas por meio do processamento dos dados. Obviamente são em menor quantidade, porém possuem maior valor agregado.
Por outro lado, quando nos aproximamos dos níveis mais altos dessa pirâmide, nos deparamos com formas superiores de compreensão construídas com base na análise das informações e utilizadas para AGIR no mundo real. A saber: o conhecimento e a inteligência. Esse ultimo especificamente (Inteligência ou sabedoria), é entendido como uma forma mais elevada de conhecimento, devendo especificar fatores como "onde" e "quando" utilizar o que se sabe.
Portanto, em outras palavras, a INTELIGÊNCIA é o conhecimento APLICADO. Assim, para o conhecimento ser classificado como tal, muito mais do que um mero "saber", é necessário que ele esteja opto para gerar resultados palpáveis e práticos na vida real. Assim, embora os relatórios de Inteligência possam ter nomenclaturas e classificações distintas, todos eles são destinados exclusivamente para a ação, desde o simples informe à complexa estimativa.




Comentários