top of page

O que é contrapropaganda e qual a sua relação com a contrainteligência?

  • bragaluis855
  • 21 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de out.

Entende-se por contrapropaganda, a ação voltada para anular a propaganda adversa impedindo que ela produza seus efeitos, e caso isso não seja possível, pelo menos minimizá-los. Para tanto, é necessário que a mensagem contrária aos interesses da organização seja analisada visando responder quais são os resultados pretendidos, bem como as técnicas utilizadas para atingir o público-alvo.


Dessa forma, a método mais utilizado na análise de propaganda envolve uma série de questões que deverão ser respondidas a fim de que a ação de contrapropaganda consiga atuar nas vulnerabilidades da narrativa adversa. Logo, a área de contrainteligência deverá buscar dados que atendam as seguintes indagações:

  • Quem ou origem: patrocinador da mensagem, bem como a identificação do tipo de propaganda, sendo eles: branca (origem clara); cinza (origem oculta) e negra (origem falsa).

  • O quê ou conteúdo: identificação do objetivo e principalmente as técnicas utilizadas pelo adversário. Aqui julgar a qualidade do material também é importante.

  • Para quem ou audiência: visa identificar o público-alvo, além das suas características que serão de suma importância na hora de contra-atacar a mensagem.

  • Como ou veículo: analisa os veículos de comunicação empregados visando estimar o potencial de extensão dos efeitos da mensagem.

  • Para quê ou efeito: aqui analisamos o grau de influencia obtido, bem como as modificações nas atitudes e nos comportamentos da audiência.


Em suma, as técnicas de contrapropaganda empregadas deverão ser escolhidas de acordo com o material produzido pela contrainteligência a fim de atingir as vulnerabilidades identificadas tanto na audiência quanto na mensagem. Aliás, as estratégias aplicadas na contrapropaganda poderão ser as mesmas utilizadas pela propaganda. Contudo, há algumas especificamente voltadas para a neutralização de narrativas, como a contestação direta e indireta, o diversionismo e a antecipação.


Saiba mais lendo as postagens anteriores:


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page