Contribuição da teoria dos jogos para a Análise de Inteligência
- bragaluis855
 - 17 de ago. de 2023
 - 2 min de leitura
 
Atualizado: 30 de set. de 2024
Para um investigador, a verdade é aquilo que pode ser provado, já para um Analista de Inteligência, é aquilo que mais se aproxima dela. Dentre as fases do CPC, ou Ciclo De Produção Do Conhecimento, são diversas as ferramentas oriundas de diferentes áreas do conhecimento que podem cooperar com a geração de insights. Nos negócios, como recurso de análise, podemos citar: a análise SWOT, a análise PESTAL, as 5 forças competitivas e o benchmarking.
Por conseguinte, sendo as decisões fruto da análise de informações e dados, trago à luz um campo interessante da matemática que tem muito a contribuir com a análise estratégica e de Inteligência: a teoria dos jogos. Os jogos empresariais, além de requisitarem boa aplicação de raciocínio lógico, colaboram para a construção de complexos cenários econômicos e demográficos por meio de simulações de posicionamento estratégico, reação à formação de cartéis, entre outras possibilidades.
Análise de Inteligência com teoria dos jogos.
O futuro não está em suas mãos, pois ele depende de inúmeras variáveis e vontades opostas dos atores (instituições, estados, pessoas ou grupos) com objetivos antagônicos capazes de interferir negativamente ou não nos seus, e a teoria dos jogos é a solução que irá permitir antecipar como esses stakeholders irão reagir aos seus intentos. Contudo, para que isso seja possível, é necessário mapear cada um, bem como suas intenções e grau de influencia nas ações do jogador, exigindo inteligência competitiva.
Portanto, qualquer planejamento envolve a análise da situação existente ou previsível, bem como o detalhamento dos ambientes interno e externo, e como ferramenta de apoio, a teoria dos jogos resultará na criação de um framework que irá permitir decidir com maior clareza um ambiente estratégico ideal baseado na antecipação dos movimentos dos atores externos.




Comentários