Análise criminal e sua importância para o sistema de segurança pública e privada.
- bragaluis855
 - 18 de jun.
 - 2 min de leitura
 
Atualizado: 19 de jun.
Por meio principalmente do método estatístico, a análise criminal visa identificar os padrões criminais, apontar suas causas, formas de intervenção, bem como avaliar o impacto das soluções implementadas através de dados de segurança pública objetivando a melhor alocação dos recursos disponíveis. Contudo, diferente do que muitos imaginam, ela não se resume a meras tabelas e gráficos, mas sim na aplicação dos conhecimentos criminológicos para a interpretação da conjuntura visando a tomada de decisão orientada para a ação antecipada.
Se divide entre três vertentes básicas de produção de conhecimento:
Análise criminal estratégica (ACE): dá direcionamento, auxiliando na formulação de políticas públicas de segurança mediante a demonstração de tendências criminais, favorecendo a alocação de recursos e esforços voltados para a prevenção do crime e da violência.
Análise criminal tática (ACT): facilita o planejamento de ações ostensivas através da indicação de horários e pontos críticos (hotspots) de maior ocorrência criminal, do mesmo modo que ajuda na elucidação de investigações criminais.
Análise criminal administrativa (ACA): apresenta informações de segurança para o público em geral de forma organizada. O principal objetivo desse panorama é a atualização da sociedade no que tange a situação da segurança pública.

Dessa forma, é de grande valia também para o planejamento e gestão estratégica de segurança privada (orgânica ou terceirizada) especialmente no tocante a gestão de riscos em operações externas, levando em consideração tanto a divulgação dos dados pelos órgão de segurança pública, quanto os registros internos obtidos pelas centrais de monitoramento.
Sistemas de Informações geográficas e Análise Criminal
Entende-se por geoprocessamento, o tratamento de informações espaciais através de técnicas estatísticas, matemáticas, geográficas e computacionais por meio dos softwares conhecidos por Geographic Information System (GIS). Esse recurso de análise criminal visa exibir informações de interesse de um órgão de segurança com o auxílio de projeções cartográficas, apresentando os eventos através de pontos, linhas, polígonos, bem como a sobreposição de temas. É muito utilizado na iniciativa privada sobretudo para o planejamento de itinerários seguros, pois além da densidade criminal, ele aponta áreas cobertas por batalhões de polícia e rotas de patrulha, reduzindo os riscos do trajeto.

Sendo assim, entre os recursos disponíveis dentro do conceito de gestão da informação e do conhecimento em segurança, a análise criminal se destaca. Contudo, é de suma importância que as empresas, bem como os órgãos de segurança, invistam tanto na capacitação de analistas criminais, quanto nas modernas tecnologias voltadas para a prospecção de dados e análise estatística.




Comentários