top of page

Abordando o cybercrime com Inteligência

  • bragaluis855
  • 10 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de mar.

Sendo o cenário de Segurança da Informação dinâmico e mutável, novas tecnologias, plataformas e aplicações aumentam a pressão interna frente às ameaças externas que se multiplicam a cada dia apesar da falta de orçamento por parte das empresas e carência de competências no mercado para suprir a demanda.

Podendo o crime cibernético ser classificado como próprio ou impróprio, muitos delitos cometidos anos atrás no ambiente tradicional, como estelionato, fraude e crimes contra a honra, hoje são praticados no espaço virtual, impactando as organizações e exigindo meios de investigação empresarial que criam aos investigadores severas dificuldades em relação a complexidade da rede e falta de recursos de segurança. Ademais, nos dias atuais, a violação de dados pode gerar dispendiosos custos legais e multas, bem como penalidades, que geram perda de reputação e abalo de confiança nos stakeholders.


Você sabia? Nem tudo é simplesmente "Fake News". A desinformação utilizada como ferramenta de concorrência desleal, por exemplo, busca atingir mais o inconsciente do que o consciente das pessoas por meio de palavras, símbolos e imagens. Sendo assim, além de apoio da Inteligência de Fontes Cibernéticas através das Operações de Informação, carrega caráter multidisciplinar, contando com experts em comunicação social e ciências comportamentais para atingir negativamente a imagem de uma companhia.

Inteligência no combate aos crimes cibernéticos


Enquanto a ID (Inteligência Digital) auxilia no aprimorando e facilitação da produção de conhecimento em geral por meio principalmente de dados abertos, a Cyber Inteligência consiste no processo que envolve a prevenção e a investigação de ataques cibernéticos no âmbito do SGSI (Sistema de Gestão da Segurança da Informação). No entanto, todas as áreas funcionais de uma organização precisam estar conectadas, pois um ambiente de competição interno é nocivo, tendo em vista a necessidade de mútuo compartilhamento de informações exigido pelo sistema de Inteligência Competitiva, que inclui tecnologia, segurança, vendas, marketing, pessoas e estratégia. A abordagem holística aperfeiçoa a visão antecipava e competitiva do negócio, fortalecendo o sistema de segurança integrado.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page