Qual é a diferença entre comunicação sigilosa e código Q?
- bragaluis855
- 24 de set.
- 1 min de leitura
Certamente se você é da área de segurança, ou convive com alguém desse ramo, já ouviu ou usou siglas do código 'Q', como QAP, TKS ou QRU. Porém, é comum que algumas pessoas ainda confundam isso com a linguagem sigilosa (aplicada nas Operações de Inteligência) no âmbito da segurança privada.
Contudo, essa forma de comunicação foi criada para facilitar a troca de informações por rádio pelo governo Britânico em 1909 entre pessoas que falavam línguas diferentes, sendo regulado e internacionalizado em 1913 devido sua boa aceitação. Por essa razão, não se trata de obscurantismo, mas sim de um conjunto de 3 letras abreviadas, todas começando com Q, para padronizar a radiocomunicação marítima da época, sendo usado até hoje.
Por outro lado, a técnica operacional de Inteligência conhecida por "comunicação sigilosa", se trata de um modo dissimulado de transmissão de mensagens e transferência de objetos. Aqui se inclui a esteganografia física ou computacional, além de outros meios criativos. Exemplo: mover os objetos de uma mesa ou usar o crachá em determinada posição para sinalizar informações previamente combinadas com outros operadores atuando em campo, bem como esconder mensagens nos buracos das arvores.
Em suma, a associação entre as duas formas de comunicação é comum devido a proximidade entre a atividade de Inteligência e a Segurança, mas não se tratam da mesma técnica, possuindo finalidades muito diferentes.




Comentários