top of page

Por que sua vida pessoal é visada por chantagistas e sequestradores?

  • bragaluis855
  • 13 de ago.
  • 2 min de leitura

Na minha época de detetive particular, lembro de agências que lucravam muito por meio de extorsão. Elas se dedicavam na montagem de operações visando descobrir podres de políticos e pessoas importante para chantagear depois. Visavam tudo, adultério, conhecimentos sensíveis e sigilosos e até corrupção. Em geral, qualquer coisa que pudesse gerar um grande escândalo também entrava no escopo. Já fui muito convidado para participar desse tipo de atividade mas nunca aceitei.


Contudo, como conhecia o esquema, alertava bastante os meus clientes a respeito desse risco na hora de planejar um sistema de contrainteligência, considerando que muitos desassociavam erroneamente a vida pessoal do dia a dia de trabalho quando o assunto era segurança e não sabiam que suas vidas poderiam ser destrinchadas para encontrar algo que valesse um bom dinheiro em troca de silêncio.


Além de indicar medidas adequadas de prevenção, eu sempre alertava que não se negocia e nem se coopera com sequestradores tampouco com extorcionistas, pois mesmo que o criminoso exija um valor acessível, caso você obedeça, não poderá garantir que ele cumpra com o prometido. Aliás, a tendência é o marginal pedir mais por te considerar compassivo. Dessa forma, o ideal é fingir que está obedecendo enquanto comunica a polícia ou toma alguma outra atitude.


Nesses casos é importante ter em mente que colaborar com vagabundo nunca funciona e só piora as coisas, mas independente da forma de contato, é fundamental ganhar tempo para assegurar o rastreio futuro caso a comunicação não tenha sido feita por carta, além de anotar e simular comprometimento com todas as instruções visando evitar problemas. Porém, assim que o contato se encerrar, aja ou comunique às autoridades imediatamente (de preferência usando meios alternativos), para aí sim, fazer tudo que for ordenado.


É primordial enfatizar ainda, que em caso de suspeita de escuta ambiental clandestina e comprometimento da linha de telefone ou internet da sua casa ou trabalho, você não deve fazer alarde pois isso pode ser o estopim para uma chantagem. Ao invés disso, solicite uma varredura. Entretanto, certifique-se de que a empresa escolhida disponha de técnicos qualificados e seja de outro estado, uma vez que isso evita que sejam eles os responsáveis pelo grampo.


Por fim, além de se manter sempre calmo, é de suma importância preservar a situação em segredo e pedir detalhes visando evitar cair em golpes de falso sequestro e extorsão. Em casos de ransomware, informe o departamento de Tecnologia da Informação e mantenha sempre um backup.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page