top of page

Por que o excesso de dados só tende a causar confusão para quem não possui repertório?

  • bragaluis855
  • 6 de out.
  • 1 min de leitura

Manter-se sempre informado sobre o que está acontecendo no seu país e no mundo é de suma importância para os negócios, bem como a sua segurança. Entretanto, isso não exclui a necessidade de enriquecimento do repertório pessoal através dos estudos, seja por meio de fontes formais ou informais, caso contrário, a falta de referências irá comprometer a sua capacidade de interpretação.


Assim, o que diferencia o saber do simples acúmulo de dados inúteis é o repertório do analista construído a partir do ensino formal e a retenção de conhecimentos oriundos de diferentes fontes, como a leitura, além da sua experiência profissional. Isso ocorre pois o conhecimento nos torna menos propensos a preconceitos e pouco resistentes à mudança, abrindo mais espaço para o pensamento crítico e a inovação.


Nesse sentido, devido ao volume de dados e informações ser sempre superior à capacidade de percepção e manipulação humana inteligente, se faz necessário uma estrutura cognitiva prévia alicerçada em sólidos conhecimentos e teorias a fim de que as informações reunidas, visando a tomada de decisão, não se tornem uma mera pilha de lixo na memória.


Portanto, é comum que as pessoas se desesperem na busca por informações dada a importância que elas têm ganhado na era do conhecimento. Contudo, é fundamental ter em mente que dados na mão de pessoas ignorantes não passam de uma fonte de confusão e ansiedade, pois só a erudição de um indivíduo é capazes de dar sentido aos dados.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page