Por que o descanso é fundamental para evitar fraudes corporativas? Entenda o impacto do estresse na desonestidade.
- bragaluis855
- há 5 dias
- 1 min de leitura
Há muitas teorias que visam explicar as fraudes que vão desde a escolha racional até a economia comportamental. Nesse sentido, é possível que o autoengano nos permita racionalizar um ato ilícito tanto quanto um ambiente degradado, no sentido de passar a sensação de descuido. Entretanto, entre as muitas teorias excêntricas voltadas para a explicação da má-fé, temos o cansaço como a mais intrigante delas.
Sendo assim, um dos maiores argumentos contra a escala 6x1 deveria ser o risco de fraude. Já notou como o cansaço te faz burlar tarefas a fim de acelerar os processos? Ou melhor, já percebeu como o estresse tem o poder de te fazer pular refeições ou furar dietas? Quantas pessoas não param e voltam a fumar durante uma parte estressante da vida? Isso ocorre pois o cansaço, assim como o estresse, podem nos fazer menos resistentes aos impulsos.
Exemplificando, um estudante que coloca muito esforço mental em uma prova, pode ter o desempenho ou mesmo a força de vontade prejudicada durante uma partida esportiva. Com o autocontrole não é diferente, podendo fazer com que a pessoa opte por escolhas ruins quando esgotado.
Em outras palavras, quanto mais ocupado o sistema deliberativo do cérebro, maior o predomínio da impulsividade. Em suma, você cede mais aos desejos e consequentemente às más condutas quando está cansado, pois raciocinar demanda a energia que seria usada para resistir à tentação da fraude. Isso acontece por meio do fenômeno que é conhecido cientificamente como esgotamento do ego.




Comentários