top of page

Por que cenários prospectivos são fundamentais para o planejamento e a gestão estratégica de segurança?

  • bragaluis855
  • 5 de ago.
  • 1 min de leitura

Devemos conhecer os futuros possíveis visando melhor nos posicionarmos perante eles adotando diferentes tipos de abordagem. Assim, de acordo com Michel Godet, um dos percursores da prospectiva estratégica, os cenários podem demandar atitudes passivas, reativas, pré-ativas e pró-ativas.


Tendo isso em vista, conhecendo os desdobramentos possíveis de uma situação, você pode se acomodar; esperar o pior para reagir; se preparar para ameaças e oportunidades vindouras, bem como provocar as mudanças desejadas por meio da criação de estratégias. Contudo, essa escolha dependerá da análise da sua situação atual e capacidade para desbravar o futuro ao seu bel-prazer.


Diante do exposto, para exemplificar no ponto de vista da segurança patrimonial, podemos nos antecipar ao crescimento dos indicadores criminais desenvolvendo medidas e contramedidas para controlar os riscos e se organizar para as situações de crise, ou inovar e se articular para influenciar positivamente o direcionamento das políticas de segurança pública, mesmo não podendo agir diretamente em fatores externos. Ademais, é possível acompanhar o curso dos acontecimentos observando os atores com capacidade para causar disrupção, como polícia, ministério público, poder judiciário, entre outros.


Em suma, na conjuntura globalizada, o futuro é um resultado da vontade humana e não das tendências, e saber como uma circunstância pode se desenvolver te permite mapear e monitorar atores chave, além de direcionar seus esforços para provocar a manifestação do cenário ideal com base no conhecimento das condicionantes necessárias. Saiba mais clicando aqui: Qual a importância dos cenários prospectivos para a segurança empresarial?

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page