top of page

O que é segurança ativa?

  • bragaluis855
  • 23 de out.
  • 1 min de leitura

Entende-se por segurança ativa (SEGAT), o conjunto de medidas proativas de contrainteligência, orientadas para a detecção, a avaliação e a neutralização das ameaças aos interesses da corporação assessorada. Apesar disso, embora o contraterrorismo esteja no escopo dessa atividade, por envolver ações de resposta alheias às atribuições da segurança privada, os principais assuntos relativos ao tema são: a contraespionagem, a contrapropaganda e a contrasabotagem. Contudo, o antiterrorismo é perfeitamente aplicado à contrainteligência das empresas no que tange aos procedimentos preventivos, ou seja, destinados aos propósitos da segurança orgânica (SEGOR), por isso eles obviamente fogem do objetivo desta postagem especificamente sobre as medidas ativas.


De todo modo, por contraespionagem, entendemos as ações implementadas com o objetivo de detectar, avaliar e neutralizar atividades adversas voltadas para o acesso não autorizado à pessoas, dados ou conhecimentos sigilosos relativos às atividades desempenhadas pela empresa ou pelo sistema de Inteligência. Como contrasabotagem e contrapropaganda, as atividades orientadas para obstruir as ações voltadas para interromper o funcionamento da organização ou mesmo influenciar opiniões e emoções do público interno e externo em relação as atividades exercidas por ela.


Em suma, muito além das três atividades mencionadas, SEGAT se trata de elaborar cenários, mapear atores e agir por meio de operações de Inteligência caso deem sinais de que vão prejudicar os objetivos ou expor os ativos da corporação ao risco. Obviamente tudo deve ser pensado e executado dentro dos limites privados. Aliás, os dispositivos legais disponíveis podem ser utilizados visando neutralizar atividades criminosas detectadas pelo sistema de contrainteligência através de suas medidas ativas.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page