top of page

O que é balística forense?

  • bragaluis855
  • 14 de out.
  • 1 min de leitura

A balística se trata de um campo da física que estuda o movimento, o impulso e o impacto dos corpos lançados ao ar, como uma pedra ou um projétil de arma de fogo. No que tange aos tiros, se divide em 3 partes, sendo elas:


  • A balística interior: responsável por esmiuçar os mecanismos de funcionamento das armas; as cargas dos projéteis, bem como os efeitos de propulsão.

  • A balística exterior: relacionada a fatores como o comportamento do projétil no espaço; as influências na trajetória; a velocidade de saída e os ângulos.

  • A balística terminal: que destrincha o impacto e a dissipação de energia no alvo. Em outras palavras, visa esclarecer o efeito da bala.


Por outro lado, entende-se por balística forense, o conhecimento criminalístico e médico-legal, que intenta responder questões relacionadas ao tipo de arma utilizada por um atirador, sua distância, bem como outras dúvidas que envolvam os fenômenos ou os efeitos de um tiro que sejam de interessa da justiça. De todo modo, faz parte desse campo principalmente o estudo das lesões perfurocontundentes na cena de um crime, ou seja, aquelas produzidas por projéteis.


Para finalizar, como uma das áreas precursoras da criminalística, em meados de 1835, na Inglaterra, Investigadores já se valiam de deformidades nas balas para identificar a residência dos suspeitos de homicídio, levando em consideração que na época, a fabricação podia ser artesanal. Desde então uma série de artigos científicos foram publicados sobre o assunto, além de inovações criadas para auxiliar o trabalho dos peritos até os dias de hoje, como o microscópio comparador balístico, entre outros inventos capazes de acompanhar a evolução das armas de fogo.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page