O que diferencia as empresas inteligentes das outras?
- bragaluis855
- 24 de jun.
- 2 min de leitura
Muito mais do que apta à resolução de problemas, uma empresa Inteligente é considerada aquela capaz de dar sentido às situações, bem como interpretar sinais ambientais ínfimos e usar os conhecimentos produzidos para a consecução dos seus objetivos.
Desse modo, com um ambiente externo cada vez mais dinâmico e complexo, a IO (Inteligência organizacional) veio como solução voltada para garantir adaptações e respostas bem-sucedidas frente às aceleradas mudanças conjunturais. Isso se dá através da elaboração de planos, processos e meios orientados para o monitoramento, a cognição, o raciocínio, a memória, o aprendizado e a comunicação.
Entenda resumidamente, cada componente do processo de IO:
Monitoramento ambiental: capacidade de percepção e interpretação de eventos e variáveis ambientais externas.
Cognição organizacional: capacidade de reunião de dados voltados para a compreensão dos ambientes interno e externo.
Memória organizacional: capacidade de preservação e recuperação de informações inerentes às experiências passadas visando a aprendizagem.
Aprendizado organizacional: refere-se a capacidade de modificação do comportamento de acordo com estímulos ambientais e experiências anteriores.
Raciocínio organizacional: capacidade de formulação de estratégias para a prevenção ou a resolução de problemas organizacionais, bem como o aproveitamento de oportunidades oriundas do ambiente externo.
Comunicação organizacional: capacidade de fornecer fluida troca de informações e dados na organização, tanto do ambiente interno, quanto do externo.
Para concluir, é comum que companhias limitadas para a inovação e com extenso histórico de políticas e decisões inconsistentes, sejam diagnosticadas com falta de processos de Inteligência organizacional. Contudo, é necessário gestão de mudanças e modificação da cultura organizacional, além de evolução tecnológica, tendo em vista uma variada gama de soluções e plataformas de softwares focados na contribuição com os processo de IO.




Comentários