Evolução do CFTV e sua aplicação na segurança privada.
- bragaluis855
- 18 de ago.
- 2 min de leitura
Entre os produtos de segurança mais procurados, o CFTV (circuito fechado de televisão) se destaca, contudo não basta adicionar câmeras, sendo necessário acrescentar outros elementos ao subsistema, como barreiras perimetrais, controles de acesso, rondas eletrônicas, botão de pânico e serviços de monitoramento 24h. Isso ocorre pois a capacidade de pronta resposta é fundamental e a organização deve contar com uma equipe de vigilantes em prontidão, ou comunicação com as autoridades, possibilitando a chegada de viaturas polícias para verificar ocorrências identificadas.
Ademais, a evolução dos sistemas de segurança patrimonial, impulsionados pela inovação tecnológica têm modificado o mercado; a ação criminosa, bem como as necessidades dos clientes, exigindo o emprego de equipamentos de ponta. Dessa forma, o PSIM, ou Physical Security Information Manegement, veio como uma solução inteligente, pois entre outras possibilidades, ele oferece suporte para o exame das filmagens, permitindo o emprego de algoritmos de alta capacidade de análise, capazes de detectar quebra de padrão suspeito nos flames em tempo real.
Isso significa que a revolução tecnológica possibilitou a sinalização automática de situações suspeitas, como pessoas andando sem rumo e objetos abandonados ou esquecidos nas dependências de uma organização, potencializando a antecipação de ocorrências pelas equipe de segurança, que não dependem mais apenas da sua própria observação. Esse tipo de expediente também facilitou a realização de investigações forenses das imagens pela polícia. Entretanto, é necessário que os profissionais empregados na operação estejam devidamente capacitados.
Por fim, tendo em conta que as filmagens do circuito interno de televisão são sensíveis para a segurança do negócio, é essencial que haja uma integração com a política de segurança da informação, além de normas de conformidade.




Comentários