Chega de estratégia por ora! Entenda o Plano Tático Operacional de Segurança.
- bragaluis855
- 16 de out.
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de out.
Enquanto a política e a estratégia fixam objetivos e metas, a tática decompõe esses objetivos determinados no planejamento estratégico, tendo como finalidade a utilização dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos fixados previamente, bem como as políticas que visam orientar o processo decisório empresarial. Assim, o planejamento tático é desenvolvido nos níveis intermediários, como segurança, marketing, tecnologia da informação e finanças, que intentam a contribuição alinhada com a estratégia da empresa.
Em contrapartida, o planejamento operacional se trata dos planos de ação compostos por partes homogêneas do planejamento tático, devendo listar os recursos básicos de desenvolvimento e implementação, além da descrição dos procedimentos e produtos que serão utilizados. Deve incluir também os resultados esperados, os prazos e os responsáveis por cada tarefa.
Nesse sentido, entende-se por plano tático operacional de segurança, a definição do emprego dos recursos técnicos e humanos, bem como as informações contendo os procedimentos estruturados que deverão orientar os processos operacionais individualizados de segurança empresarial.
Em suma, o plano tático-operacional de segurança deve ser simples, objetivo e especialmente flexível, considerando que os contextos operacionais mudam mais rápido do que os estratégicos, demandando adaptação em qualquer momento. Também precisa ter classificação sigilosa, bem como ser de fácil consulta por profissionais menos gabaritados, devendo por isso evitar justificativas complexas e excesso de termos técnicos.




Comentários