A importância do Analista de Inteligência nos processos de segurança empresarial.
- bragaluis855
- 21 de out.
- 2 min de leitura
Do mesmo modo que a alta gestão tem suas incertezas e riscos relacionados a fatores como falha na iniciativa, os departamentos de marketing e finanças estarão preocupados com riscos de taxas de juros, liquidez, estagnação nas vendas e câmbio. A Segurança é estratégica quando gera lucros por meio da integração e alinhamento com os objetivos do negócio e não apenas aborda incertezas relativas a crimes contra o patrimônio. Nesse sentido, não há como falar em segurança empresarial caso ela esteja desalinhada dos processos de Inteligência Competitiva.
Assim, como ferramenta de gestão estratégica visando o sucesso por meio da excelência na gestão dos recursos, a busca pela vantagem através da atividade de inteligência carece de uma base prévia envolvendo o planejamento financeiro e de cenários orientados para o ambiente externo. Logo, exige flexibilidade estratégica por parte da organização e capacidade para utilizar o conhecimento produzido objetivando modificar seu comportamento de acordo com as aceleradas mudanças ambientais.
Por outro lado, o profissional de Inteligência precisa dispor de ferramentas tecnológicas de coleta e análise, bem como de softwares estatísticos que auxiliem na identificação de tendências e padrões. Contudo, o processo de interpretação exige "pensamento lateral", não óbvio, criativo e lógico para lidar com ambiguidades e dados incompletos, levando em consideração que a IC (Inteligência Competitiva) trabalha com informações públicas. Isso exige psicologia cognitiva e treinamento especifico em Análise de Inteligência.
Em suma, o Analista de Inteligência competitiva é o profissional responsável pela produção de Inteligência e Contrainteligência, por isso ele deve estar apto para tarefas que vão desde a preparação de informes até a condução de estudos de futuro por meio da interação com especialistas e coletores. Portanto, necessita de competências que incluem o método para produção de Inteligência e a metodologia cientifica. A empresa pode capacitar e aproveitar os próprios recursos humanos disponíveis ou mesmo contratar esses profissional.




Comentários