top of page

Por que o envio de tropas à américa latina pelos EUA deveria preocupar você?

  • bragaluis855
  • 19 de ago.
  • 1 min de leitura

Ouvi alguém falando que Donald Trump estaria adotando estratégias de “Guerra assimétrica” contra o Brasil… Gente, guerra assimétrica é a luta dos fracos contra os fortes, e essa assimetria econômica, política, militar e até mesmo estrutural, pende para o lado negativo em nosso caso. Sendo assim, somos nós quem precisamos desses tipo de abordagem para fazer frente ao país mais poderoso do mundo, pois tudo que Trump precisaria para impor sua vontade aqui, utilizando a FORÇA, seria um pretexto.


Contudo, é impossível discorrer sobre esse tema sem explicar os conceitos de guerra, política, estratégia e poder. Enquanto a estratégia se trata do uso do poder para alcançar um objetivo político, a guerra é a arte de impor a vontade (utilizando o poder) diante de um choque de interesses, seja através do emprego militar ou forte influência. Dessa forma, entende-se por guerra assimétrica, os esforços que visem enfraquecer psicologicamente ou moralmente um inimigo muito superior em termos econômicos, financeiros e bélicos, enquanto se evita embates diretos para alcançar seus objetivos. Em outras palavras, envolve estratégias para exaurir um adversário em todos os sentidos, facilitando nossos intentos.


Por conseguinte, tendo em vista que há correntes que defendem a classificação do PCC (primeiro comando da capital) e do CV (comando vermelho) como organizações terroristas, devemos ficar atentos para os sinais que o envio de tropas para a américa latina com a alegação de combate aos cartéis revelam, considerando que nossas organizações criminosas não podem ser usadas como pretexto para operações futuras em nosso território, além de não se enquadrarem como terroristas de acordo com o consenso internacional.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page