O que é o método IARA e como ele pode ser usado na formulação de políticas de segurança?
- bragaluis855
- 16 de out.
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de out.
Certamente você já ouviu a expressão "enxugar gelo" amplamente utilizada nos meios policiais para se referir a políticas públicas de segurança reativas e sem resultados expressivos na redução do crime e da violência. Assim, a era da solução de problemas com a comunidade veio em resposta a esse fato no sentido de oferecer aos formuladores de políticas de segurança, ferramentas de análise voltadas para o combate das causas das adversidades sociais.
Assim, o método SARA (Scanning, Analysis , Response and Assessment) ou IARA (Identificação, Análise, Resposta e Avaliação) foi criado pelo pesquisador da Universidade de Wisconsin dos Estados Unidos, Herman Goldstein, e é utilizado até os dias atuais para a formulação de Politicas de Segurança Orientadas pela Solução de Problemas (Posp). A técnica parte da premissa de que a mera repressão ao crime não basta, devendo a instituição policial se voltar para a identificação e a solução das raízes das mazelas sociais.
Em suma, se recomenda: identificar os principais problemas que afligem a população, sejam eles sociais, econômicos ou demográficos (identificação); entender suas causas e consequências (análise); Agir diretamente nas causas visando corrigir o problema (resposta); verificar se o objetivo foi alcançado visando correção do plano original (avaliação). Portanto, o POSP intenta o ataque as causas e não aos efeitos, resolvendo as agruras sociais antes que elas atinjam a população.




Comentários