Entenda a relação entre gestão do conhecimento e Inteligência empresarial
- bragaluis855
 - 16 de jun.
 - 2 min de leitura
 
A implantação da GC (gestão do conhecimento) proporciona uma vantagem competitiva além daquela oferecida por um sistema de IC (inteligência competitiva), pois diferente dos recursos materiais que podem ser facilmente adquiridos ou imitados pela concorrência, o conhecimento está enraizado nas pessoas que trabalham na corporação. Contudo, é fundamental que a companhia disponha de processos que facilitem a conversão dos conhecimentos tácitos inerentes às habilidades individuais dos indivíduos em explícitos, passíveis de serem externalizados e registrados para se tornarem know-how. No entanto, essa conversão só ocorre através da troca de experiências entre as pessoas, e é dever da tecnologia da informação facilitar esse processo.
Para exemplificar de uma maneira mais simples a importância da conversão do conhecimento tácito em capital intelectual, imagine uma empresa de segurança privada onde todos os conhecimentos inerentes a prestação de serviços de sistemas de monitoramento e controles de acesso estejam vinculados a um funcionário. O que aconteceria no caso de pedido de demissão ou morte desse colaborador? Sendo assim, é imperioso que seja oferecido meios de registro para essas competências. Outra forma pertinente de demonstrar a importância da GC na segurança, é através do caso do policial que, sendo também detentor de Know-how, perspectivas e experiências individuais, não as têm registradas, capturadas e formalizadas visando extrair vantagens competitivas para o órgão de segurança pública.
Em vista disso,  gestão do conhecimento é metade do caminho andado para a estruturação de um sistema de Inteligência, tendo em vista que através de auditoria, a organização já definiu suas necessidades informacionais e mapeou os conhecimentos internos, externos, bem como suas fontes. Contudo, algumas organizações não reconhecem o conhecimento tácito como parte do seu capital intelectual e fonte de vantagem competitiva que agrega inovação aos seus serviços e produtos, sendo essa uma forma inusitada de se perder "informações" que poucas companhias entendem, pois não há como se valer dos meios convencionais de segurança da informação para salvaguardar aquilo que ainda não foi registrado através dos processos de conversão. Portanto, a GC também está intimamente ligada a contrainteligência.




Comentários