Empreendedorismo estratégico em segurança: inovação como fator crucial de antecipação ao crime.
- bragaluis855
- 2 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de jul.
Entende-se por empreendedorismo estratégico, a capacidade de colocar uma empresa nos rumos da inovação, sendo fator chave para o diferencial competitivo, haja vista a necessidade de desenvolver constantemente novos produtos e serviços que garantam a sustentabilidade financeira da companhia ao longo do tempo.
Na perspectiva da segurança, a inovação é um fator crucial, considerando que a disponibilidade tecnológica, não apenas permite que produtos e serviços sejam facilmente copiados pela concorrência, como garante ao criminoso, a possibilidade dele se sofisticar, além de quebrar as fronteiras geográficas do crime. É comum entretanto, que muitos acreditem que inovação e empreendedorismo sejam temas exclusivos do setor privado, mas sem projetos inovadores que forneçam benefícios sociais relevantes que justifiquem sua existência, um órgão público de segurança também se dissolve rapidamente.
Desse modo, é de suma importância que as empresas e os departamentos orgânicos de segurança empresarial contem com estruturas de P&DI ou invistam em processos de inovação colaborativa com o auxílio de redes de cooperação a fim de manter a segurança privada, sempre pelo menos um passo à frente do crime.
Portanto, se faz necessário processos de Inteligência, gestão e proteção do conhecimento visando garantir a salvaguarda de projetos de pesquisa, bem como a produção de informações estratégicas a respeito de oportunidades que atendam atuais e futuras demandas, tanto mercadológicas quanto de segurança.




Comentários