Compliance, protegendo o valor e a reputação do seu negócio.
- bragaluis855
- 26 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jul. de 2023
Tendo em vista processos que impactam os negócios das organizações, bem como normas, leis e convenções internacionais anticorrupção, se faz necessário programas de conformidade intentando a adoção da cultura de compliance e infundindo a gestão de riscos nas companhias por meio de processos que garantam o cumprimento de normas, leis, códigos de ética e conduta. Tal objetivo é alcançado detectando e investigando irregularidades, adotando medidas corretivas e entregando resultados às autoridades (como polícia e agências reguladoras), visando a proteção da reputação e o valor das empresas perante clientes, fornecedores e atraindo melhores investimentos.
O maior desafio para um programa de conformidade eficiente é manter a organização segura sem a necessidade de aumento significativo de custos. Entretanto, como toda função inserida no organograma organizacional, requer atenção da alta gestão no que tange investimentos em insumos (recursos técnicos, físicos, organizacionais e humanos) para sua operação. Podemos utilizar como exemplo a dedicação necessária com normas atinentes à proteção de dados, como a LGPD e a GDPR Europeia, requerendo além da mudança nos processos de segurança da informação, adequação e, quiçá, até mesmo certificação em normas da família ISO 27000, exigindo a nomeação de profissional com formação acadêmica especifica, bem como certificações diretas e indiretas relacionadas com a implementação do SGSI (sistema de gestão da segurança da informação), como a CISSP ( Certified information systems security professional); CISM ( Certified Information Security Manager ), e CRISP (Certified in Risk and Information Systems Control), tal qual em gestão de projetos.
Sendo assim, a cultura e a função de compliance, além de impactarem significativamente nos controles internos, auxiliam no gerenciamento de riscos, criando valor para as empresas. Contudo, exigem investimento e dedicação por parte da alta gestão.




Comentários